Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

Uma Liga para desfrutar

A Liga puxou o lustro ao campeonato e anunciou no seu site oficial que estamos perante a prova mais competitiva entre os países que integram os dez primeiros do ranking europeu. Os números provam essa realidade: entre o líder Sporting e o 3.º classificado FC Porto distam apenas 4 pontos. Não há liga mais emocionante, a não ser a inglesa, muito por obra e graça desse surpreendente Leicester. Face a este quadro, regozijemo-nos pelo que nos estão a oferecer.

Curiosamente, a última vez que a liga portuguesa esteve assim tão 'escaldante' teve também o envolvimento de um… 'fenómeno'. No caso, o Sp. Braga que na época 2011/12 liderava o campeonato com 1 ponto de avanço sobre o FC Porto e 2 de vantagem sobre o Benfica. Essa era a altura em que o Sporting "nem contava", como diz Jesus. Andava em 5.º lugar a 14 pontos do fantástico Sp. Braga.

Agora, são os leões que lideram mas a vantagem é curta e a luta pelo título está em aberto. A competitividade é de facto intensa no topo da tabela mas o fosso para o 4.º classificado é claramente maior em relação aos últimos anos. Os 11 pontos que separam o FC Porto do Sp. Braga só são superados pelos 12 que na época 2009/10 faziam a diferença entre o FC Porto, então no 3.º lugar, do Sporting, quarto.

Soares Dias volta a arbitrar um clássico. Uma escolha inevitável à míngua de alternativas. A boa atuação no Benfica-FC Porto reforça a opção de Vítor Pereira que, já agora, acertou na escolha da nova esperança da arbitragem nacional, Tiago Martins, para o V. Guimarães-Sporting. Esta obsessão em bater no ceguinho não pode toldar o discernimento. Resta desejar agora que Soares Dias consiga repetir a atuação quase sem mácula que fez na Luz. Dependerá dele, claro, mas também dos jogadores.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.