Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

Uma medalha para Rui Jorge, já!

Portugal entrou a ganhar no Torneio Olímpico e logo frente a um dos grandes candidatos à conquista do ouro, a Argentina. Com a Seleção possível construída através de um processo que o próprio selecionador classificou de surreal, a equipa portuguesa não apenas venceu o jogo como teve a iniciativa de tomar conta dele desde o primeiro minuto e só em determinados momentos ele fugiu ao seu controlo. Foi uma grande vitória que vem no seguimento de um ciclo triunfal das Seleções nacionais. Numa palavra: brilhante!

Nas grandes vitórias, os heróis são por norma os jogadores. Esta, não escapa à regra. Podíamos nomeá-los a todos aqui, mas até há algum simbolismo no facto de os seus nomes se terem descolado das camisolas que envergaram: é porque na verdade foi o triunfo de um coletivo, quase anónimo mas supersolidário, competente e talentoso. Há, porém, um nome que sobressai e que é o do treinador. Rui Jorge operou este pequeno milagre em menos de vinte dias. Merece uma medalha e já!

Há dez anos, o Arouca estava nos Distritais. Ontem, carimbou a sua primeira conquista internacional ao qualificar-se para o playoff da Liga Europa. Há dois fatores que ajudam a explicar este fenómeno. Por um lado, a estabilidade da liderança do presidente Carlos Pinto, que criou condições para um projeto de sucesso; por outro, a perspicácia de um treinador, Lito Vidigal, que percebe o contexto em que trabalha e alimenta as ambições sem dar um passo maior do que a perna. O resultado aí está: o Arouca continua a fazer história.

O Sporting voltou a perder um jogo de preparação. São cinco derrotas em oito testes e 19 golos sofridos. É claro que há condicionantes, mas não deixa de ser preocupante constatar que o Sporting tem errado muito defensivamente.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.