António Oliveira

António Oliveira Senador da Fundação do Futebol

Mais do que três pontos

Adicione como fonte preferencial no Google

Numa semana em que os principais clubes nacionais apresentaram as contas do primeiro semestre, eis que nos chega hoje um FC Porto -Sporting. Uma partida importante à entrada no último terço do campeonato, em que estarão em jogo as ambições desportivas e económicas de ambos clubes e onde ninguém, Benfica incluído, vai querer perder o que irá acontecer.

Ao contrário do que vinha a acontecer nos últimos anos, em que os 3 grandes iam conseguindo um lugar na Liga dos Campeões por via da sua habitual classificação no pódio do campeonato português, esta época tudo será diferente. Em função da descida do ranking português na UEFA, apenas o campeão terá acesso à fase de grupos, sendo que o 2.º classificado terá de participar numa complicada eliminatória e ainda num playoff final que só terá vaga para 2 equipas. Esperemos que não, mas pode muito bem acontecer que, no próximo ano, venhamos a ter apenas uma equipa portuguesa numa reformulada Liga dos Campeões, recheada de equipas inglesas, espanholas, alemãs e italianas.

Este facto terá repercussões económicas para os nossos clubes, já que as receitas provenientes das competições europeias poderão ser bem menores do que foram neste passado recente, o que terá implicações na planificação dos plantéis e orçamentos das próximas temporadas. Quer isto dizer que a luta pelo título, o grande objetivo de FC Porto, Benfica e Sporting, tem ainda este interesse acrescido de ver quem irá garantir vaga na liga milionária.

Estamos a 10 jornadas do fim do campeonato e estes duelos entre candidatos ao título, não sendo ainda decisivos, podem muito bem marcar vantagens (diferenças pontuais, confrontos diretos) que mais tarde podem valer muito. Com 5 pontos de vantagem sobre Sporting e Benfica, os dragões partem com uma almofada pontual que não querem perder.

Olhando para o clássico, numa eventual vitória do FC Porto colocaria os dragões com 8 pontos de vantagem sobre o Sporting e manteria, no mínimo, os mesmos 5 sobre o Benfica. Já um empate manteria as diferenças entre portistas e sportinguistas, podendo beneficiar as águias, que poderiam encurtar a distância face ao líder para 3 pontos e passar a depender de si próprias, ganhando vantagem sobre os leões. E uma vitória do Sporting reduziria para 2 pontos a distância para o topo.

Como se pode concluir, a história do campeonato passa por este jogo. E posicionará as equipas para 9 jornadas finais de grande emoção e competitividade. O prognóstico, como em praticamente todos estes duelos, é de tripla. O FC Porto leva ligeiro favoritismo por jogar em casa, mas o Sporting de Jorge Jesus já conseguiu vencer no Dragão. E esta época os 3 duelos entre dragões e leões foram sempre pautados pelo equilíbrio, embora com algum ascendente azul e branco.

Acredito que este seja um jogo diferente dos três anteriores que vimos entre FC Porto e Sporting. Aquela tentativa mútua de anular taticamente o adversário dos jogos anteriores poderá dar lugar a uma maior ambição de ambos os lados e a um jogo mais aberto. O resultado ideal para as duas equipas é a vitória, pelo que terão de usar as suas armas. Além disso, a ausência de alguns executantes nos dois lados fará com que os técnicos tenham de adaptar a sua estratégia.

O FC Porto está num bom momento, sobretudo ao nível da capacidade de concretização, mas, por seu lado, o Sporting tem conseguido ganhar os seus jogos e tem sido muito eficiente ao nível defensivo. Ao quarto embate entre dragões e leões, a emoção vai aumentando. E este clássico pode valer bem mais do que 3 pontos.

O craque -- O mais influente

Depois de já nos ter brindado com 3 épocas de elevado nível, Jonas está em vias de cumprir a sua melhor temporada em Portugal, no que respeita a golos marcados, mas também devido à importância que tem tido para a equipa do Benfica. Com 27 golos apontados e 6 assistências, o avançado brasileiro esteve diretamente envolvido em mais de metade dos golos apontados pelos encarnados na liga, sendo inclusivamente o jogador mais influente do campeonato. Inteligente, assertivo e eficaz, Jonas tem sido uma peça decisiva das águias na luta pelo título.

A jogada -- Bom início de Carvalhal

Há cerca de 2 meses, o Swansea abriu as portas da Premier League a Carlos Carvalhal. O desafio não era fácil: pegar numa equipa à 20.ª jornada em último lugar com 13 pontos e a 5 de distância dos lugares de manutenção. Em 8 jogos, o treinador português conquistou 14 pontos (4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas), tendo os mesmos 27 pontos do 16.º classificado, e ainda ganhou um lugar nos quartos-de-final da Taça de Inglaterra. Um belíssimo trabalho inicial do técnico luso que ainda terá grandes desafios pela frente para salvar a equipa da descida. Mas pela amostra, está no bom caminho.

A dúvida -- Registo defensivo dos leões

O Sporting cumpriu contra o Moreirense o seu 10.º jogo consecutivo sem sofrer golos em casa em partidas de competições nacionais. O indicador confirma a elevada consistência defensiva da equipa leonina, sobretudo a jogar no seu reduto, sendo mesmo a formação que menos golos concedeu com anfitriã em jogos da liga (apenas 4). Os leões têm feito do seu estádio uma fortaleza e estão perto de bater o seu próprio recorde de 12 jogos seguidos sem consentir golos em casa. Conseguirão os próximos visitantes de Alvalade – Rio Ave, Paços de Ferreira e... FC Porto (Taça) – marcar golos?

Deixe o seu comentário
Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade