Saída de campo

Bernardo Ribeiro
Bernardo Ribeiro Diretor de Record

Começar por algum lado

Percebo a preocupação de Fernando Gomes. É legítima, mesmo que pareça chegar tarde. Parece pedir ao Estado coisas que o futebol também pode resolver. Mas é verdade que todos já percebemos que as instâncias desportivas têm medo de afrontar os poderosos e que as palavras do líder da FPF encerram mesmo um pedido de ajuda.

Gomes tem razão em muito do que diz. As claques têm de ser legalizadas e é escandaloso como o IPDJ é gozado por grupos de adeptos organizados conhecidos de todos nós; as 88 interdições são demasiado poucas e explicadas com alguma brandura da polícia com as claques e da não aplicação da lei já vigente contra a violência; o curso para dirigentes é mais do que necessário, mesmo que os ensinamentos caiam em saco roto. O futebol também tem mecanismos para combater mas não tem força suficiente. Não me parece que seja necessária mais legislação. É preciso perder o medo de fazer cumprir as leis. E tirar aos grandes o controlo sobre algumas instituições do Estado.

Ideia perigosa é a de querer controlar o que é dito em programas de televisão. Também aqui há mecanismos para combater quem prevarica: chamam-se processos. Já tivemos quem gostasse de controlar o que podia ser dito, mas saudades de Antónios Oliveira, só no futebol. Apre.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0