Entrada em campo

Bernardo Ribeiro
Bernardo Ribeiro Diretor de Record

Deixemos as claques e falemos de bola

Nos últimos dias o clássico tem quase eclipsado a Seleção Nacional e a excelente vitória frente à Hungria por 3-0. A última guerra em que nos vimos envolvidos está relacionada com a claque lançada pela FPF no Euro e o facto de adeptos de FC Porto e Sporting terem ido à Luz, liderados por Madureira e Samico, apoiar Portugal.

As claques no futebol português são um tema que merecia cuidada análise dos agentes desportivos. Apoiadas às claras e às escuras pelos clubes, ainda assim parecem andar demasiadas vezes à margem das leis. É verdade que existem verdadeiros ultras em Portugal, dos que amam o clube e o futebol sem quererem matar-se por isso. Mas também há muita gente má infiltrada e a controlar os grupos, legais e ilegais. Tenho a certeza de que bom para o futebol português seria que o juiz Carlos Alexandre tivesse um tempinho para meter as mãos neste mundo. Não serão estes dirigentes a resolver. A proximidade é evidente em todos os quadrantes.

Mas deixemos as claques e falemos de bola. Hoje há mais um jogo da equipa portuguesa. Desta vez sem o stress da competição, o que no nosso caso costuma levar a algum desleixo, apesar de Fernando Santos dizer que com Portugal "não há amigáveis". A história diz o contrário. Mas felizmente para nós existe hoje na Seleção um naipe de jogadores de luxo que podem dar show, seja o jogo a sério ou a brincar. Não é que o futebol espetáculo seja a nossa imagem de marca. Pelo contrário. Mas pode ser que este ensaio permita aos nossos craques libertarem-se das grilhetas que parecem prendê-los quando é a contar e nos deliciem com o que melhor sabem fazer.

O Benfica promete acalmar o discurso e tentar serenar um clássico que já ferve. Bom. Dispensamos mortos e feridos.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.