Entrada em campo

Bernardo Ribeiro
Bernardo Ribeiro Diretor de Record

Presidentes com obra feita

Luís Filipe Vieira será hoje reeleito presidente do Benfica. Um prémio mais do que merecido para um homem que mudou a face do clube que encontrou quando chegou de Alverca. Soube vencer as adversidades do início, moldar a equipa que o acompanha à sua imagem e aniquilar até a oposição, concorrendo hoje sozinho à liderança. Sinal de que tudo foi bem feito? Não. Mas de maestria na condução de processos, de enorme atenção aos focos de instabilidade, de extraordinária capacidade para silenciar inimigos, trazendo-os para o seu lado, juntando a esta enorme habilidade política a conquista de títulos desportivos, a mola-real de qualquer emblema, principalmente quando se fala de futebol.

É verdade que financeiramente o Benfica pode não ser um mar de rosas. Mas quem se preocupa com isso quando se é tricampeão? Quando se substitui Jesus por Vitória e os recordes vão caindo um atrás do outro? Os portugueses gostam de líderes com obra feita. E que ganhem. Vieira é tudo isto. E mais alguma coisa.

Em Braga, longe dos holofotes destinados a qualquer presidente de clube grande, principalmente se for da capital, mora António Salvador. É também ele, à imagem de Vieira, um homem com obra feita. Mais, que junta neste momento aos resultados desportivos contas que podem orgulhar qualquer clube. Passivo abatido, lucro e futebol estabilizado como o ‘quarto grande’, por muito que a questão doa a tanta gente.

Salvador tem sabido manter o Sp. Braga na crista da onda, com todas as dificuldades inerentes a um clube sem a mole humana à disposição dos três grandes. Mas há uma capacidade negocial quase infinita e uma política desportiva impressionante, que vai substituindo craques com apostas de milhares, longe dos milhões gastos noutras paragens. E os guerreiros aí estão, na luta.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.