Saída de campo

Bernardo Ribeiro
Bernardo Ribeiro Diretor de Record

Sorrisos de campeões

Portugal recebeu ontem em clima de festa a Seleção Nacional sub-19 campeã europeia. Um reconhecimento normal e merecido a um grupo de jovens que deu o melhor de si e ganhou um troféu que fica para a história do futebol português. No momento do triunfo não serão poucos os políticos e presidentes disto e daquilo a colar-se aos jovens que ganharam, no campo, o que todos desejávamos. Mas se hoje clubes e Federação já dão aos jogadores tudo o que necessitam para serem craques no futuro, será que o trabalho está feito?

Não. Pelo contrário. O desporto jovem português, em quase todas as vertentes e modalidades, ainda vive muito longe da vida académica e permite a poucos (mesmo muito poucos) praticantes uma vida para além do desporto. Quantos miúdos da Seleção Nacional de sub-19 estarão na universidade? Quantos miúdos dos clubes que defrontam estes jovens nos campeonatos nacionais andarão na universidade? Quantos miúdos chegarão a ser realmente craques de futebol com os ordenados milionários? O que farão depois, quando falharem? Quantos miúdos têm o reconhecimento da especificidade desportiva a que estão sujeitos (e esqueçam, há todo um mundo para além do futebol) e têm do estado a compreensão necessária? Quantos paizinhos esperam ter ali Ronaldos e com isso ver as contas bancárias aumentar? Há vida para além dos sorrisos na hora da vitória.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.