Entrada em campo

Bernardo Ribeiro
Bernardo Ribeiro Diretor de Record

Terão Nuno e Jesus as mesmas armas?

O Benfica está cada vez mais próximo de ser campeão e após o fim de semana serão poucos os que não celebram já o tetra entre os adeptos encarnados. Um título difícil, que na melhor das hipóteses será confirmado na penúltima ronda e a que o FC Porto deu luta pelo menos quase até ao fim. A confirmar-se, será momento de sinceros parabéns a Vitória e de questionar os perdedores.

É da natureza humana e justo, diga-se, que se peçam justificações a quem não ganhou. Jesus e Nuno partiram com um único objetivo e falharam. Ao verem os encarnados conquistar o tetra devem assumir que a época foi um fracasso. Até porque poderão ver o rival festejar a dobradinha. Mas há mais questões.

Para além de Nuno e Jesus estarem longe de serem os únicos réus a merecer julgamento, na hora da derrota é interessante analisar se os técnicos terão tido as mesmas armas do vencedor. A quem não se pode tirar mérito. É de enorme injustiça dizer que foram dragões e leões a perder o título e não o Benfica a ganhá-lo. De quem não sabe valorizar o adversário. Respeito precisa-se.

Nas armas há diferenças. Dos plantéis à estrutura, Nuno e Jesus não têm à disposição tanta qualidade. Nem estabilidade. Muito menos tanto poder institucional e mediático. O clube de Vieira soube criar uma cultura de conquistas que não será fácil de travar. Vai do campo a muitos outros pormenores que o Benfica cuida bem melhor do que os rivais. O Sporting há muito que não sabe o que é isto. O FC Porto perdeu-se numa estrada onde os êxitos pareciam já impossíveis de não se repetir. É na análise do fenómeno que residirá o eventual mas complicadíssimo regresso aos sucessos. Até porque nem todos podem ter 22 milhões no banco à espera de um golo. E quem tem dinheiro ganha mais vezes. Tem é de saber gastá-lo.
3
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade