Entrada em campo

Bernardo Ribeiro
Bernardo Ribeiro Diretor de Record

Um dérbi muito mais equilibrado

O Sporting estampou-se ao comprido na Europa. Não há forma de o esconder. E diga-se que tanto Bruno de Carvalho como Jesus não fugiram às responsabilidades na hora do desaire. Não porque o clube de Alvalade tenha feito um percurso horrível. Os jogos com Real e Borussia tiveram muitos dos melhores momentos que o leão nos deu esta época. Mas porque no futebol o que conta são os resultados. E o Sporting falhou quando não podia. Na Polónia, frente a um Legia mais do que acessível à equipa de JJ, uma derrota inaceitável deitou a perder um dos objetivos da época e minou a confiança para o dérbi onde o leão teria chegado em alta.

Os custos reais da eliminação estão por apurar. Financeiramente a saída da Liga dos Campeões é terrível e a pequena almofada de consolo que seria a Liga Europa não passou de miragem. Não que os proveitos sejam os mesmos, mas se o Benfica hoje é novamente respeitado na Europa, isso é muito pelo que Jesus fez na prova. Ao Sporting daria jeito algo semelhante. Regressar aos grandes palcos europeus e disputar uma final, algo que não acontece desde a infeliz noite em Lisboa.

Mas os custos podem ser maiores. Ao perder na Polónia o Sporting desbaratou também o crédito que levava para a Luz, uma confiança que podia fazer o velho rival tremer um pouco. O Benfica somou duas derrotas consecutivas e com exibições pouco conseguidas, mesmo que muitos tenham escolhido o antijogo como o causador de todos os males. E esconder a cabeça atrás deste tipo de desculpas não dá saúde a ninguém. Agora, com ambos em baixa mas a águia somando a vantagem de ter seguido em frente, é a Liga que surge como bálsamo para ambos. E num dérbi muito mais equilibrado à partida do que os da época passada. Voltaram a ser ‘aquele jogo’.

2
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.