Entrada em campo

Bernardo Ribeiro
Bernardo Ribeiro Diretor de Record

Uma aposta de risco compreensível

Sérgio Conceição foi finalmente apresentado pelo FC Porto. O técnico foi a escolha de Pinto da Costa após a recusa de Marco Silva e o trabalho desenvolvido até hoje deixa alguma curiosidade sobre o que fará no Dragão. A aposta no homem que revolucionou a época do Nantes não deixa de ter algum risco, mas não é um ato tresloucado do mais titulado presidente do futebol português. Sérgio chega a um FC Porto sem grande capacidade de investimento e obrigado a fazer reajustamentos importantes na política desportiva, mas também é por isso que tem já a oportunidade num dos grandes portugueses. Uma aposta que se compreende de ambos os lados. O clube procurou um homem competente mas que conhecesse o futebol português e os costumes da casa, o técnico não podia dizer que não a um emblema que lhe diz muito e a possibilidade de devolver o FC Porto aos títulos após quatro anos de frustração é um desafio capaz de entusiasmar qualquer um que não ponha a carreira à frente da emoção. Sérgio Conceição é nisso a escolha certa.

Começa agora a tarefa hercúlea de Sérgio e Pinto da Costa. Desalojar o Benfica da hegemonia que conquistou nos últimos anos com um orçamento menor não será fácil. Se Conceição pudesse manter o atual plantel e fazer pequenos retoques, então aí saberia que poderia ter um grupo muito competitivo. Problema é que não só o Dragão precisa de vender e muito, como já sabe que não poderá gastar como antes.

Dossiês como Casillas e Maxi são de resolução importante, não por razões desportivas, mas puramente económicas. E esta não é a melhor forma de construir um plantel que quer ganhar de uma vez por todas. Mas se o FC Porto quer voltar a ganhar, é aqui que está o segredo. Depois, claro, há as guerras de poder com o Benfica. Mas sem qualidade não se faz nada. De bom, pelo menos.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais