Ludopédio

Bruno Prata
Bruno Prata

A obra do Engenheiro

Fernando Santos teve um efeito catalisador que, em menos de um fósforo, bastou para dirimir as sobretensões e criar um ambiente benigno à volta da seleção. A bonomia que hoje transmite contrasta um pouco com a fácies inquebrantável de outros tempos e está mais de acordo com o seu verdadeiro carácter. Mas o traquejo da vida foi-lhe dando outras coisas e hoje Portugal tem um selecionador que consegue juntar o desassombro, o desembaraço e o pragmatismo, receita nem sempre fácil de afinar. Foi essa madureza que o fez dizer, logo no primeiro dia, que Portugal pode escalar este Europeu até ao cume. Ele sabe que há pelo menos três seleções com mais e melhores argumentos, mas arriscou o que nunca nenhum dos seus antecessores ousara dizer por saber que não há nada melhor do que o encantamento de um sonho para fazer acreditar uma equipa e até uma nação descorçoadas pelos resultados e pelas crises. Mas Santos foi também capaz de perceber que era preciso mudar a vereda e deixar cair alguns estereótipos (incluindo protagonistas e sistema táctico). Como disse um dia Jorge Valdano, "o êxito no futebol tem mil receitas e o treinador deve crer numa e com ela seduzir os jogadores". Com ou sem Quaresma hoje frente à Islândia, Portugal vai estrear-se neste Europeu com a firmeza e a crédito de quem soube traçar um rumo e fazer escolhas em função dele. E isso é muito mais importante do que Fernando Gomes (já) ter oferecido a renovação do contrato ao selecionador.

PS. A França preparou-se para enfrentar a ameaça do Daesh, mas não sabe lidar com a bestialidade gratuita e o delírio alcoólico dos que em que Inglaterra se apresentam nas esquadras nos dias dos jogos.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.