.

Bruno Prata
Bruno Prata

A 'Sanchesmania' e o cinto de segurança

Renato Sanches é uma preciosidade e ninguém tenha dívidas de que vai tornar-se, dentro de poucos anos, num dos melhores e mais excitantes médios do futebol mundial. Foi, de resto, por acreditar nisso que o Bayern aceitou bancar um dinheirão por ele. Mas os alemães sabem estar a pagar pelo que ele vai ser e não apenas pelo que ele já é. O mesmo acontece com Fernando Santos. O facto de o selecionador ter aproveitado a ausência forçada de Bernardo Silva (que, já agora, bem útil seria a Portugal neste Europeu) para acrescentar o futebol bravio de Renato, não significa que deva esquecer que ele ainda joga com a casca de ovo na cabeça. Uma equipa boa tem de encontrar a justa medida entre o mínimo de ordem e o máximo de liberdade e Santos tem sido esperto na escolha dos momentos em que tenta rentabilizar o futebol simultaneamente indômito e desordenado de Renato. Claro que não é impossível incluí-lo no onze inicial, mas confiar que isso só terá vantagens e não comporta riscos é um absurdo quase tão grande como defender que os limites de velocidade potenciam os acidentes. A "Sanchesmania" é fácil de entender e explicar. Mesmo descontando os excessos aguçados pela clubite, salta à vista que o descaramento e os movimentos de rotura de Renato podem funcionar como um despertador numa equipa a quem tem faltado poder de intimidação. Mas ninguém pode zurzir um selecionador que gosta de conduzir com o cinto de segurança…

PS: Quaresma foi justamente glorificado, mas a história do jogo com a Croácia teria sido diferente se, instantes antes do golo providencial, Patrício não tivesse tido uma defesa com tanto de colossal como de recôndita (sim, porque a maioria nem percebeu que a bola esbarrou na luva e não na trave).

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.