o canto do morais

Carlos Barbosa da Cruz
Carlos Barbosa da Cruz Advogado

Faroeste

O Presidente russo da SAD do União de Leiria foi preso sob suspeita de usar a sociedade para lavagem de dinheiro.

Com todas as reservas inerentes à presunção de inocência, este é mais um triste episódio a juntar a outros e que envolvem sistematicamente ilícitos criminais ligados às SAD. Ele é administradores de SAD acusados de crimes, ele é acionistas ligados ao submundo das apostas ilegais, ele é SAD´s crónicas devedoras de outras, todo um cortejo de misérias que se vai descobrindo e que, em última análise, prejudicam – e de que maneira! – o futebol português.

Não é sustentável que, por um lado se aposte no fair play financeiro e no uso de dispositivos tecnológicos para salvaguarda da verdade desportiva, como meio de dignificar as competições e depois, se tolere esta opacidade a nível de quem é o verdadeiro dono das SAD e donde provem o dinheiro, bem como o aventureirismo e impreparação de muitos dos seus administradores.

É urgente por cobro a esta situação, sob pena de, amanhã, todo o negócio estar sob suspeita, com investidores a ir para outro lado e os espetadores e assinantes a debandar.

No meu entender, há uma solução muito simples, qual é a de estabelecer um regime de supervisão para as SAD, à semelhança do que acontece em tantos outros setores, e que se traduziria no seguinte: só poderia adquirir uma participação qualificada numa SAD, quando fizesse prova de quem era efetivamente o último beneficiário desse investimento e da transparência dos fundos; só poderia ser administrador da SAD, quem passasse a prova de idoneidade para o cargo.

Na ausência destas ou doutras medidas regulatórias, o futebol fica à mercê de interesses obscuros, que se aproveitam da debilidade dos clubes, dos apertos financeiros, da ganância ou candura de dirigentes desportivos.

Contra mim falo até, porque o meu clube tem como acionista de referência, com quase 30%, alguém a quem a justiça anda a apreender preventivamente património, por suspeita de envolvimento em atividades financeiras ilegais.

Eu sei que é relevante discutir as preferências clubísticas do Bruno Paixão ou as distrações do Artur Soares Dias, mas, acreditem, isto é muito mais importante.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.