O canto do Morais

Carlos Barbosa da Cruz
Carlos Barbosa da Cruz Advogado

Garantir o futuro

O Sporting tem vivido quase sempre, acima das suas posses. Não é de hoje, nem de ontem, é de sempre. Por razões quase atávicas, que se perdem na lonjura dos tempos, o Sporting gastou recorrentemente mais do que tinha; e o resultado foi o acumular de prejuízos, que eram colmatados com receitas extraordinárias, através da alienação e oneração de ativos, endividamento (muito), contribuições desinteressadas de muitos sócios e, claro, imaginação e equilibrismo.

Dos muitos mitos urbanos que se contam sobre estas matérias, avultam as histórias das contratações do Yazalde, com letras metidas por baixo da porta de um sócio, relutante em avalizá-las, ou do Jardel, com cheques bancários a circular em branco.

Este sobressalto financeiro que carateriza grande parte da história do Sporting deve-se a uma pungente realidade, ou seja, muitos foram os anos em que o clube deu prejuízo e muito poucos os anos de lucro.

Como resultado das suas crónicas debilidades financeiras, tive sempre a sensação que, no plano competitivo, o Sporting terá ficado aquém do que podia e devia atingir, com a agravante que o clube era governado mais de fora do que de dentro. Quantas vezes o Sporting foi melhor, mas, no final, o dinheiro dos outros falou mais alto?

Vejo com satisfação o esforço atual para inverter este nefasto círculo vicioso, no sentido de conferir equilíbrio às contas, assegurando a sustentabilidade ao clube. O Sporting acabou de assinar o maior contrato da sua história e duvido que tão cedo celebre outro com idêntica dimensão e impacto financeiro; esta, porventura, será a altura de sanear o passivo, aliviar a conta dos encargos financeiros, porque a experiência ensina que os bons negócios se fazem quando há dinheiro, não quando ele escasseia. Esta deverá ser a prioridade absoluta.

Para garantir o futuro, para que os valores do clube perdurem, para que o clube possa ser cada vez mais forte, vivo e presente, para que os nossos filhos e netos possam ter na sua vida a companhia que o Sporting nos fez a nós, se possível reforçada com mais sucessos desportivos.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.