O canto do Morais

Carlos Barbosa da Cruz
Carlos Barbosa da Cruz Advogado

Lado B -- uma reflexão

O Sporting B está mal classificado na 2.ª Liga, em risco de ser despromovido. Não é surpresa esta situação; na época passada jogavam na B André Geraldes, Domingos Duarte, Mika, Ryan Gauld, Zezinho, Podence, Sacko ou Dramé e este ano jogam seniores de primeiro ano, ou jovens oriundos de campeonatos pouco competitivos.

O Gelson Dala, há mea dúzia de meses, jogava no Girabola.
Não foi a 2.ª Liga que mudou (continua muito exigente e competitiva, vejam-se os sucessos dos promovidos Feirense e Chaves), foram os critérios do Sporting que mudaram, quanto à composição da equipa B. Esta época, o Sporting resolveu emprestar, dispersando por vários clubes, a maioria dos jogadores que integravam a B e, por via dos que os substituíram, a equipa perdeu naturalmente competitividade, sendo a aflição por que agora passa, em absoluto previsível. Idêntico transe, toca ao FC Porto B, campeão (imagine-se!) o ano passado.

Continuo a achar válidos os fundamentos que presidiram à inclusão das equipas B dos clubes da 1.ª Liga, na 2.ª Liga; permite rodar jogadores jovens, aperfeiçoar os desempenhos no quadro do modelo tático prevalecente no clube, confrontá-los com desafios muito exigentes, amadurecê-los humana e desportivamente, tudo isto num quadro de estabilidade e controlo, que só as academias proporcionam.

André Silva, Renato Sanches e João Mário (só para falar nestes), tarimbaram nas respetivas B´s. Pode ser aliciante, até do ponto de vista económico, semear os jogadores jovens mais talentosos por equipas da 1.ª Liga, mas o resultado dessa política está à vista, ou seja, fragiliza a B, porque, como vimos, a manta é curta.

Espero que o Sporting B não desça e que, conseguido esse objetivo, se decida com clarividência e serenidade, em relançar a equipa B em moldes competitivos, o que me parece ainda a melhor solução, como fórmula de valorização dos atletas para as situações de transição ou adaptação. O Sporting B é a extensão natural da formação do clube e é dessa forma que deve ser encarado e preservado.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.