O canto do Morais

Carlos Barbosa da Cruz
Carlos Barbosa da Cruz Advogado

Novos investidores

O Sporting anunciou que um novo investidor irá entrar com 18 milhões de euros, para a SAD, no quadro de um aumento de capital, diminuindo obviamente, em proporção, as participações dos restantes acionistas, entre as quais as do Grupo Sporting.

Já aqui tenho dito, que deverá haver preocupações reforçadas de transparência, no que respeita à idoneidade dos investidores nas SAD, tendo em conta todos os interesses, muitas vezes conflituantes, que gravitam à roda do futebol.

É pois extraordinário que o Sporting informe o mercado em geral e os adeptos em particular, que a SAD vai ter novos acionistas e que não se preocupe em divulgar quem são, o que pretendem e donde vem o seu dinheiro. Não estou sequer a falar no cumprimento das obrigações de disclosure previstas no Código dos Valores Mobiliários, outrossim na desconsideração da legítima expectativa que os sportinguistas têm de saber, desde já, quem vão ser os novos acionistas de referência da sua SAD.
É que estes mistérios, geralmente, nunca auguram nada de bom.

A operação que o Sporting comunica, é, porém, muito mais do que um simples aumento de capital, porquanto envolve a emissão de novas VMOC´s no montante de 55 milhões de euros, perfazendo um total de obrigações convertíveis, emitidas pela SAD de 190 milhões de euros, para um capital social de 85 milhões de euros.

Não tenho nada contra a conversão de dívida bancária em obrigações, desde que configure dilação de prazos de pagamento e diminuição de spread, como esta operação parece ser.

O que é preocupante é que o Sporting, para manter a maioria simples do capital da SAD, terá de resgatar 99 milhões de euros de VMOC´s, na respetiva maturidade e a dúvida que me assalta é se esta operação prevê (onde e de que maneira?) fluxos financeiros que garantam sempre a maioria do capital da SAD no Sporting, ou é o empurrar com a barriga para a frente e em 2026 logo se vê.

Como tudo na vida, não basta apregoar a transparência, é preciso também demonstrá-la nos atos e, em particular, com a importância e impacto destes.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.