Grande 31!
Hoje joga a Austrália e recupera-se um grande 31! No apuramento para o Mundial de 2002, na Coreia do Sul e Japão, os Socceroos receberam a seleção da Samoa, num encontro que ficou para a história. Ainda que sem os principais jogadores, o resultado final de… 31-0 (!) deu aos australianos o epíteto de maiores goleadores em registo Mundial. E um jogador seu, o mundialmente… desconhecido Archie Thompson, tornou-se o mais prolífero avançado internacional ao faturar num único jogo por 13 vezes!
História em Mundiais tem Tim Cahill, uma figura maior dos australianos com ascendência em… Samoa. Antigo jogador do Everton, marcou o primeiro golo no Alemanha 2006 e tornou-se o primeiro australiano a vencer uma votação para Man of the Match. É ainda o único representante da Ásia e Oceania que já integrou a lista dos 50 nomeados para a Bola de Ouro (2006).
Se, aos 38 anos e na sua quarta participação mundial, Cahill conseguir fazer o que melhor sabe, entrará num grupo restrito de goleadores que deixaram a marca em quatro Campeonatos, juntando-se a nomes como Pelé, Uwe Seeler, Klose e… Cristiano Ronaldo que ontem, contra a Espanha, alcançou esse desiderato.
A Austrália chega à Rússia Rússia depois de ultrapassar as Honduras e imediatamente antes, no play-off asiático, a Síria. Uma seleção que quase permitiu, no campo desportivo, uma alegria a um povo que vive em verdadeiros campos de morte.
Hoje, perante os vice-campeões europeus franceses (o que é sempre bom de lembrar), é possível que seja a Austrália a passar por um grande 31!