30 setembro 2019 - 12:00
Silêncio… que começou a Liga NOS
Na época passada mais de 3,5 milhões de espectadores vibraram em 18 estádios com as emoções fortes da Liga portuguesa que veio a celebrar o Benfica como campeão. Contas feitas dizem-nos que a edição 2018/2019 atingiu uma média de assistências de 11.691 espectadores por jogo.
A matemática prega-nos, por vezes, partidas dado que se verifica que apenas cinco clubes estiveram acima da média de espectadores da Liga: Benfica com 53.824, FC Porto com 41.626, Sporting com 33.691, Vitória de Guimarães, com 18.259 e Sp. Braga com 12.035. Os restantes 13 clubes atingiram médias de espectadores por jogo entre os 8.155 do Boavista e os 2.275 do Moreirense.
E não, a culpa não é das transmissões televisivas. Esta é a resposta preguiçosa que tem vingado nos últimos anos por todos aqueles que procuram desculpar estes números. As tendências no futebol europeu mostram inequivocamente que as transmissões televisivas não afetam o número de espectadores nos estádios. Existem mais de 30 razões distintas que ajudam a justificar as motivações pelas quais um adepto decide comprar um bilhete de futebol.
Não vamos identificá-las todas, mas prendem-se essencialmente com fatores económicos, sociais, desportivos e relacionados com os próprios estádios. Além disso exige-se à Liga Portugal, em primeiro lugar, e a todos os clubes um esforço de marketing que permita atrair os adeptos para os estádios de futebol. Tão importante como ter dirigentes eficazes, treinadores competentes, atletas valiosos e equipas médicas eficientes, é os clubes perceberem, de uma vez por todas, a necessidade de ter também equipas profissionais na área do marketing.
Por último, tão importante como ter uma estratégia de atração de espectadores será criar um clima sereno, seguro, emocionante e de verdadeira festa do futebol onde só exista espaço para todas as coisas maravilhosas que esta modalidade tem. Espero que a Liga NOS que agora começou tenha de todos uma enorme travagem a todas as confusões que marcaram a época passada. O futebol tem todas as condições para ser o maior espetáculo de entretimento em Portugal. É este o meu desejo para esta temporada. Divirtam-se!