Entrada em campo

Nuno Farinha
Nuno Farinha Diretor adjunto

14: a marca que o tempo não apaga

O que Rui Costa escreve nesta edição do Record, em artigo de opinião na página 24, obriga-nos a pensar: como pode alguém ter abandonado a competição há mais de 20 anos e mesmo assim continuar tão presente, todos os dias, até ao momento da sua morte? A vida de Johan Cruyff é no fundo a história arrebatadora e quase sempre excessiva de um homem genial que quis - e conseguiu - criar uma nova forma de se jogar futebol.

Impôs um estilo que o Mundo passou a admirar e introduziu conceitos, na década de 80, que estão hoje mais atuais do que nunca. Só isso já explicaria uma boa parte da importância que o génio holandês teve para a história do futebol. Mas Cruyff foi mais do que o pensador romântico que preferia ganhar 5-4 do que 1-0 e que não se importava de perder uma final da Taça dos Campeões Europeus, desde que a perdesse com as suas ideias. Muito antes de ter dado início à revolução de mentalidades, que viria a transformar a vida do Barcelona, já o iluminado Cruyff era uma estrela maior. Não são muitos, aliás, os que conseguem atingir o topo no relvado e mais tarde nos bancos. O homem da camisola 14 foi um desses raros casos, que só encontra paralelo em mais duas ou três figuras.

A morte que hoje se chora é a de um génio irrepetível, que estará sempre entre as personalidades mais marcantes na longa evolução do jogo. De todas as frases que imortalizou, fica aqui a que melhor define o seu legado: "Si tú tienes el balón, el rival no lo tiene." Apenas isto. Apenas tudo.

Quis o destino que nesta 6ª feira o DVD que Record oferece aos seus leitores, na coleção "12 Génios do Futebol", fosse precisamente aquele que explica, em dois documentários, o que foram as brilhantes carreiras de Beckenbauer e… Johan Cruyff. Partiu um grande.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.