Futebol à portuguesa

José António Saraiva
José António Saraiva Diretor do Sol

Os treinadores

A guerra de palavras entre Jorge Jesus e Rui Vitória indignou muitas virgens ofendidas. Jornalistas e comentadores criticaram asperamente o despique – mas ao mesmo tempo serviram-se dele para alimentar sucessivas manchetes e intermináveis debates televisivos. O que vale é que a hipocrisia não paga imposto…

Numa resposta a Jesus, o técnico do Benfica – que é um homem cordato – disse que só há um treinador português que se destaca: Mourinho. Os outros são mais ou menos iguais. Ora isso não é bem verdade. De facto, Mourinho tem uma carreira internacional que o coloca num patamar único. Mas a seguir a Mourinho vêm Jorge Jesus e Villas-Boas. O primeiro é tricampeão português, o segundo foi campeão em Portugal e na Rússia e ganhou uma final europeia. E depois deles vem um par – Marco Silva e Leonardo Jardim – ao qual se poderá juntar Rui Vitória, se fizer uma boa época na Luz, e Paulo Fonseca, se recuperar no Braga o que perdeu no Porto.

Portanto, não são todos iguais. Mourinho convence os jogadores de que é um deus e que juntos podem ganhar tudo. Cria uma espécie de ‘êxtase coletivo’ – que como todos os êxtases dura pouco. Mas ganha enquanto dura. Jesus é diferente: transmite alma aos clubes que treina. As equipas de Jesus têm uma ‘alma’ própria. Era assim no Benfica, é assim no Sporting.

Já Villas-Boas é sobretudo um tático. Quando chega a uma equipa dá-lhe clarividência e organização. Mas não lhes dá uma crença ilimitada nem uma alma nova. Neste aspeto, são todos diferentes.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.