Primeira barreira

Norberto Santos
Norberto Santos

Espaço para crescer

O quarto título consecutivo do atletismo do Benfica no Campeonato Nacional de Estrada sugere vários motivos para reflexão e a principal nota a reter aponta para o reforço da aposta que foi ganha na formação.

Desta feita, os encarnados não contaram com Manuel Damião e Rui Pedro Silva, lesionados, e ainda viram Rui Pinto abandonar a competição. Dois jovens, Samuel Barata (22 anos) em 7.º lugar e André Pereira (20 anos) na 8.ª posição deram particularmente nas vistas e os lugares alcançados deixam antever que há espaço para crescerem.

Ainda é muito cedo para se ter certezas quanto às suas reais capacidades, nestas idades, mas não deixa de ser sintomático que os dois corredores representam uma mensagem de esperança, que há muito não se via.

A evolução destes dois corredores irá depender do seu enquadramento técnico e das condições de apoio. O Benfica fez o trabalho de base e aos poucos está a lançá-los na alta competição. Se a Federação Portuguesa de Atletismo der a devida atenção às suas carreiras pode acontecer uma mudança de paradigma num sector de meio-fundo e fundo que não tem qualquer base de renovação e de sustentação.

Durante duas décadas, o Maratona e a Conforlimpa eram alternativas válidas ao Sporting e Benfica, dominando as provas de corta-mato e estrada, sem qualquer oposição de leões e águias. Agora, o contexto é completamente diferente, mas o Benfica encontra-se em vantagem por estar a obter frutos do trabalho feito na formação. Os tempos mudam.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.