Primeira barreira

Norberto Santos
Norberto Santos

O passo seguinte

A medalha de prata de João Monteiro na Taça da Europa Top 16 é mais um passo no reforço da ideia que o ténis de mesa português tem muito a beneficiar se conseguir inverter a lógica dos últimos anos, criando as condições necessárias para potenciar as qualidades dos nossos melhores jogadores.
Não estamos apenas a falar de um centro de treino (como há muitos espalhados pelo país) que até já existe em Vila Nova de Gaia, mas, sim, de uma academia internacional.

É inegável o esforço e a dedicação dos nossos melhores jogadores, que há muito tempo emigraram para evoluir. Já tinham notoriedade e resultados lá fora quando saíram de Portugal para depois se afirmarem no panorama internacional. A opção passou por frequentarem as academias internacionais, onde treina a elite mundial, bem enquadrada por excelentes treinadores.

Em Portugal, ainda não existe essa estrutura. Há um local, logística, mas falta o que é mais importante: a estrutura técnica – treinadores, médicos, fisiologistas, fisioterapeutas e equipamento tecnológico, a exemplo do que existe lá fora. Ou seja: há um longo caminho ainda a percorrer, mas o passo seguinte é mesmo este: criar uma estrutura em Portugal que possa ser rentável e se transforme como um polo aglutinador dos melhores valores.

Os nossos melhores jogadores estão a encarar a possibilidade de terminarem as suas carreiras em Portugal. E o melhor contributo que a comunidade do ténis de mesa poderia dar era juntar as mãos e abrir caminho para o despertar de uma nova realidade para termos no futuro uma geração como esta.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.