Futebol à portuguesa

José António Saraiva
José António Saraiva Diretor do Sol

Contas à vida

Como era previsível, o Braga passou (com felicidade) e o Sporting e o Porto foram eliminados (com naturalidade). Foi este o balanço do futebol português na Europa. Falta o Benfica.

A uma semana de um clássico decisivo para o campeonato, Sporting e Benfica apresentam-se em situações muito diversas. O Benfica está muito mais forte do que no início da época. Nem sempre é brilhante, mas (com alguma ajuda dos árbitros) lá vai ultrapassando os obstáculos com tremenda facilidade. Rui Vitória está a surpreender tudo e todos.

O Sporting parece estar a fazer a trajetória inversa. Tendo assimilado rapidamente as ideias de Jesus, a equipa transmite agora a sensação de estar a desaprender. E a onda de lesões dá que pensar. Será que a intensidade (eventualmente excessiva) dos treinos está a contribuir para a razia que agora atingiu Adrien?

Quanto ao Porto, que está numa situação de esperar para ver, também se encontra em plano inclinado. Por muito que custe aos seus adeptos, o Porto de Peseiro é mais fraco do que o Porto de Lopetegui. É verdade que este lateralizava muito o jogo. Mas era uma equipa sólida. Ora, o Porto, hoje, apresenta-se estranhamente vulnerável.

Ao entrarmos no último terço do campeonato, o Benfica parece-me o principal favorito. Mas as duas próximas jornadas serão decisivas. Se o Sporting ganhar em Guimarães e ao Benfica, será campeão. Se perder os dois jogos, poderá dizer adeus ao título. Se ficar no meio, tudo continuará embrulhado.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.