Primeira barreira

Norberto Santos
Norberto Santos

O doping na Rússia

Os dados revelados pela Agência Mundial Antidopagem (AMA) não deixam muita margem de manobra e foi com base nesse relatório que a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) se baseou para suspender a Rússia dos Jogos Olímpicos, decisão que teve o apoio do Comité Olímpico Internacional (COI).

O presidente russo Vladmir Putin bem pode dizer que no seu país não está montado nenhuma sistema organizado de doping e que os seus atletas estão inocentes. Mas o relatório da AMA torna a situação muito complicada, denunciando grandes dificuldades para os seus agentes trabalharem na Rússia. Os pedidos para os controlos serem efectuados demoraram seis meses e nem sempre foi fácil encontrar os atletas nas moradas que foram indicados. Ficaram por realizar 736 controlos. E sobre isto, o silêncio de Putin é deveras comprometedor.

Além disso, a AMA revelou um pormenor que expressa o clima que os seus agentes viveram na Rússia, dando conta de ameaças e de intimidações para os funcionários da AMA abandonarem o país. E como se isto não bastasse algumas amostras recolhidas na Rússia e que deveriam seguir para laboratórios na Europa foram abertas na alfândega. Perante este quadro, à IAAF não restava outra solução.

E o que nos oferece o futuro? Nada de bom estará para acontecer. É a primeira vez que um país não pode competir nos Jogos e o receio é que esta situação tenha um efeito dominó em outras federações internacionais.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.