Verde na bola

Daniel Oliveira
Daniel Oliveira Analista Político

Justiça

Esperei, porque não queria estragar o ambiente de concórdia nacional. Esperei, porque esperava que outros, de outros clubes, o sublinhassem. Mas teve de ser a imprensa estrangeira – no caso, a francesa – a dizê-lo. Que a vitória da nossa seleção foi uma vitória da formação do Sporting. Porque acho que a vitória é de todos, punha a coisa de outra forma: a formação do Sporting é um importante património nacional que deveria ser valorizado por todos e que teve um papel fundamental para este feito histórico.

Rui Patrício, Cédric, José Fonte, João Mário, Adrien, William Carvalho, Cristiano Ronaldo, Nani e Ricardo Quaresma. Todos formados pelo Sporting. Nove dos jogadores convocados. Grande parte dos titulares mais frequentes. Um currículo que corresponde a um contributo que marcou as últimas décadas do futebol nacional, com Paulo Futre, Luís Figo, Cadete, Beto, Luís Boa Morte, Simão Sabrosa, João Pereira ou Miguel Veloso a juntar-se a estas estrelas. Reconheço que o clubismo me pode levar a sublinhar isto. Mas se elogiamos o Porto pelos seus títulos internacionais e o Benfica pela sua mística, que o leva a ser o clube da maioria dos portugueses, talvez fosse a altura de todos, independentemente da sua paixão clubística, reconhecer que uma das 15 melhores academias do mundo tem contribuído de forma decisiva para o que é o futebol nacional. Todos nós, independentemente do nosso clube, podemos agradecer a Aurélio Pereira, à Academia de Alcochete e ao Sporting. É apenas uma questão de justiça. Assim como Eusébio é um símbolo de todos, a formação do Sporting o deve ser.

3
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.