Futebol à portuguesa

José António Saraiva
José António Saraiva Diretor do Sol

Mario Gómez?

O nosso pequeno universo futebolístico entrou em ebulição com a hipótese de Mario Gómez, o internacional alemão, vir para o Sporting. Ora a ideia, salvo melhor opinião, é totalmente disparatada. O futebol português não precisa de jogadores em fim de carreira, que vêm aqui dar uns pontapés antes de arrumarem as botas. Não é isso que dá prestígio ao nosso campeonato. Veja-se o exemplo de Casillas, que fez uma época fraca e não acrescentou nada ao FC Porto.

Até porque esses jogadores vêm para cá desmotivados. Depois de terem jogado em grandes palcos, como podem motivar-se a jogar em Arouca ou em Tondela? Limitam-se a fazer o frete. Entretanto, recebem ordenados principescos e não se valorizam nada, pelo contrário, desvalorizam-se, pois saem daqui mais velhos do que entraram.

O que interessa ao futebol português é outra coisa: jogadores jovens de países modestos, que vêm dispostos a dar o litro pois veem nos nossos clubes uma montra para se mostrarem na Europa e chegarem aos tubarões do futebol. Foi o que aconteceu com Di María, Hulk ou Matic – que se valorizaram imenso em Portugal e permitiram ótimos encaixes financeiros. Aliás, é este também o caminho que está a ser seguido por Slimani, com tão bons resultados.

Quando me falam de Mario Gómez, torço o nariz. É exatamente isso que não interessa ao Sporting. O clube precisa de jogadores com sangue na guelra, relativamente baratos, que encarem a vinda para Portugal como uma promoção e não como um fim de ciclo. Jogadores como Gómez (ou Van Persie) são hoje mercenários do futebol, que pedem muito e já têm pouco para dar.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.