Primeira barreira

Norberto Santos
Norberto Santos

Atletas e treinadores

O fim da ligação entre Nelson Évora e o seu técnico de sempre, João Ganço, não deixa de ser surpreendente, mas acaba por ir ao encontro da tendência dos tempos modernos: amigos, amigos, negócios à parte. Não há que encontrar culpados nem procurar outras causas. Havia um certo desgaste e pontos de vista diferentes sobre várias temáticas e, no meio de tudo isso, opiniões divergentes quando, por vezes, os resultados não são tão satisfatórios. Um dia poderá acontecer uma reconciliação, até porque no passado já houve casos em que isso sucedeu. Acontece, porém, que Nelson Évora é um atleta que pensa de maneira diferente e nem sempre é fácil a um treinador aceitar algumas regras quando estão em jogo milhares de euros. É extremamente difícil conciliar interesses nestas situações. João Ganço teve o mérito de projetar Nelson Évora para o patamar mais elevado: a medalha de ouro olímpica, algo que só quatro atletas em Portugal lograram alcançar. Nelson e Ganço ficam para sempre na história do desporto português.

O que sucedeu entre o campeão olímpico de Pequim e o seu técnico não é um caso virgem no atletismo em Portugal quando falamos de grandes figuras, medalhadas em grandes competições. Carlos Lopes no final da carreira deixou o Sporting para passar a representar o Imortal de Albufeira, prescindindo do técnico Moniz Pereira. Os gémeos Castro, Domingos e Dionísio, preferiram trocar o Sporting pelo Maratona ao fim de muitos anos, passando a ser orientados por Rafael Marques; Carlos Calado desligou-se de Miguel Lucas procurando apoios externos e Francis Obikwelu desvinculou-se de Fausto Ribeiro para ir para Espanha, enquanto Aurora Cunha terminou a ligação com Fonseca e Costa para passar a ser treinada pelo marido.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0