Entrada em campo

Nuno Farinha
Nuno Farinha Diretor adjunto

A culpa era mesmo de Nuno, afinal

O FC Porto passou grande parte da época a justificar os seus desaires com as arbitragens. Fê-lo em todas as competições: campeonato, Taça de Portugal, Taça CTT e até na Liga dos Campeões, em especial após a derrota no Dragão frente à Juventus, que viria a ser decisiva para a queda nos oitavos-de-final. Para os seus responsáveis, o problema esteve sempre em terceiros e nunca no desempenho e nas decisões do seu treinador. Até ontem.

Durante meses a fio, o FC Porto – através dos seus ideólogos e da sua máquina de comunicação – espremeu até ao limite a tese segundo a qual foram os árbitros a impedir a equipa de Nuno Espírito Santo de ir mais longe e, no fundo, de chegar aos resultados que a qualidade do seu futebol justificava. Até Pinto da Costa veio a público reclamar por "15 penáltis" não assinalados quando ainda estávamos em dezembro.

A saída do treinador ontem anunciada anula toda a argumentação utilizada. Não se pode dizer de forma tão convicta, e durante tantos meses, que o problema está nos árbitros e depois dispensar o treinador no dia seguinte ao final da época. O FC Porto continua a ser incapaz de reconhecer os seus próprios erros e essa é a principal razão que hoje deve inquietar os seus adeptos. A espiral de desorientação que tomou conta da SAD é de tal forma evidente, que há cada vez mais saudades de treinadores como Vítor Pereira (bicampeão), Paulo Fonseca (vencedor do último título do clube, em 2013) e até de Lopetegui (hoje à frente de uma das melhores seleções do Mundo).

Há quatro anos que o nome de Marco Silva é falado no Dragão. Esteve muito perto de assinar (antes da entrada de Peseiro), mas a realidade é que nunca foi ele o eleito. Para o FC Porto, o tempo de Marco chegou agora. E para Marco, chegou o tempo de quê?

3
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.