Primeira barreira

Norberto Santos
Norberto Santos

À espera de estrangeiros

O assunto em si é demasiado sério e não é uma questão de moda. Muito provavelmente daqui a 2/3 anos, Benfica e Sporting vão ter nas suas equipas vários atletas estrangeiros, desde cubanos a africanos, em masculinos e femininos para suprir algumas carências em várias disciplinas. Os clubes preconizam essa política, chegaram a fazer contratações, mas os regulamentos federativos colocam sérios entraves. Daí que a matéria em apreço seja levada a uma assembleia geral para aprovação. É uma questão de tempo, nada mais.

Não se trata apenas de uma questão económica, mas quem investe quer ter garantias de marcas e de vitórias e não estar dependente de possíveis ausências por lesão. Estamos a falar concretamente do Nacional da 1ª Divisão em atletismo, cujo campeonato se disputa este fim de semana em Leiria, e onde o favoritismo é repartido pelo Benfica (masculinos) e Sporting (femininos). A época de transferências foi pródiga em surpresas, as mudanças de clubes envolveram muita polémica, e para o futuro nada será igual neste particular.

Os melhores atletas fizeram contratos por 4 anos, o que lhes confere muita segurança em termos profissionais, mas essas são as exceções e em princípio estarão salvaguardados até aos Jogos de Tóquio 2020. O atletismo ganhou com esta visão futurista com contratos plurianuais, como acontece com outras modalidades, mas tem de olhar para a realidade e não fechar-se. E não deve tardar muito para vermos vários estrangeiros nos grandes clubes a decidirem títulos nacionais e europeus. Vamos ter, finalmente, uns campeonatos sem fronteiras.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0