A luz intensa

Pedro Adão e Silva
Pedro Adão e Silva Professor Universitário

A geringonça

E não é que, contra as expectativas dos mais céticos (entre eles o autor destas linhas), a geringonça não só está a funcionar, como revela uma atitude vencedora, dá espetáculo e põe os adversários sob pressão. Quem diria que o que nasceu errático e a oferecer uma vantagem aos adversários que parecia irrecuperável é, agora, candidato à revalidação do título?

Poucos, certamente. Mas seja por força do efeito Renato – que, com uma vitalidade juvenil, joga por dois ou três e empurra a equipa para a frente; seja pela estabilização do onze titular ou porque o trabalho de Rui Vitória começou a frutificar, a verdade é que se o Benfica vencer o Porto na Luz passará a ser o principal candidato ao título.

A razão é simples: no terço final do campeonato, o que conta não é apenas a qualidade do futebol ou a disponibilidade física dos jogadores (duas dimensões em que, agora, o Benfica leva vantagem), é, também, a capacidade para gerir emocionalmente a equipa. Quanto a isso, o excesso de confiança (e a fanfarronice) do Sporting serão adversários temíveis do próprio Sporting. Já o Benfica, que começou como uma equipa frágil e desequilibrada, derrotada sucessivamente pelos de Alvalade, tem, por contraste, a seu favor as baixas expectativas com que iniciou o campeonato, a cultura de vitória dos jogadores, a estabilidade emocional da direção e a sensatez do treinador.

Pode bem dar-se o caso de, no futebol como na política, o que nasceu como uma geringonça, afinal, revelar pernas para andar e durar mais tempo e ter mais qualidade do que o inicialmente aventado.

2
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.