Futebol à portuguesa

José António Saraiva
José António Saraiva Diretor do Sol

Alerta verde

Quando Jorge Jesus era treinador do Benfica, disse-me um dia: "Com o Lima e o Rodrigo em campo, eu não sofro nenhum golo". Perante a minha estranheza, explicou: "Os avançados são os primeiros defesas. Se defenderem bem, o adversário nunca chega em boas condições à nossa área".

E aqui está uma explicação para o fraco desempenho defensivo do Sporting nos últimos jogos. Os avançados não defendem. Antes das saídas de João Mário e Slimani, o Sporting sofreu 1 golo em 4 jogos do campeonato; depois, sofreu 8 golos em três jogos! Porquê? Porque Bas Dost não se mexe e Gelson, sendo um diabo à solta, defende pior do que João Mário.

Em Guimarães, o Sporting tinha muitos artistas – Gelson, Markovic, Bryan Ruiz – mas poucos operários. O único operário era Adrien, mas saiu lesionado. Não é por acaso que, daqueles 8 golos sofridos, 5 foram depois da saída de Adrien. Também é necessário dizer que a gestão dos resultados é o calcanhar de Aquiles de Jesus. Já era no tempo do Benfica. As equipas de Jesus jogam para a frente, têm períodos brilhantes, mas mostram dificuldade em gerir os jogos em situação de vantagem.

Enquanto o Benfica tem gerido partidas inteiras com um golo de diferença e marca quase sempre no fim (Tondela, Setúbal, Braga, Chaves, Nápoles, Feirense), o Sporting segue o caminho inverso: sofre muitos golos nos últimos minutos (Madrid, Estoril, Guimarães). Isto quer dizer qualquer coisa. Jesus sugeriu que não sofreria aqueles 2 golos em Madrid se estivesse no banco; ora, em Guimarães sofreu 3 e estava no banco… Assim, o Sporting não vai lá.


Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.