Caderno de apontamentos

Jorge Barbosa
Jorge Barbosa Editor chefe

Aposta de risco calculado

É anormal Pinto da Costa, dirigente ambicioso e com boa estrela, enganar-se tanto em tão pouco tempo na escolha do seu treinador. Nos dois últimos anos, Julen Lopetegui, que inesperadamente se tornou numa espécie de 'dono daquilo tudo', foi uma aposta equívoca e quase tudo correu mal, se atendermos à sua folha de serviços - o espanhol não ganhou nada, não ganhou rigorosamente nada, apesar de os seus caprichos terem sido todos satisfeitos. O que é incomum no currículo do FC Porto, um clube que, nos últimos 30 anos, habituou os seus exigentes adeptos a grandes conquistas.

O presidente do FC Porto voltou a arriscar, agora com José Peseiro - um treinador português, que faz da competência alicerçada em conhecimento, formação e significativa experiência os seus pontos determinantes. O risco é naturalmente grande, e Pinto da Costa sabe que não tem espaço para falhar outra vez quanto ao seu treinador, sob pena de escrever uma nova página cinzenta na sua presidência de mais de 30 anos. A sua aposta é, pois, de risco calculado, e se a ganhar confirmará a sua intuição de gestor desportivo, num momento crítico do dragão, é um facto, embora o seu poder e a sua influência no clube sejam inquestionáveis e a sua continuidade esteja para durar, pois ninguém terá a coragem e o atrevimento de lhe fazer frente, pois saberá de antemão que o resultado final lhe será desfavorável.

Cabe a José Peseiro, reconhecido como um treinador de ótimas capacidades, converter o mal em bem, num desafio que se antevê difícil, tornando-se indispensável, no entanto, que toda a estrutura esteja do seu lado, um velho hábito que não tem sido notado nos últimos anos, e vá lá perceber-se porquê. O treinador é uma peça importante, mas o seu sucesso imediato está dependente da coesão, empenho e profissionalismo de toda a estrutura. A liderança assertiva terá de voltar a vir de cima, e não o inverso, criando condições para que José Peseiro possa colocar o balneário nos eixos porque quanto ao resto não há dúvida nenhuma sobre as suas capacidades - qualidade de treino, bom conceito de jogo, conhecimento do futebol português e capacidade de trabalhar em equipa.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.