Entrada em campo

Nuno Farinha
Nuno Farinha Diretor adjunto

Crónica de uma quebra anunciada

Havia diversos sinais de que o Sporting estava em perda de rendimento, sobretudo em casa. Na 17.ª jornada, vitória caída do céu frente ao Sp. Braga (3-2); na 18.ª, empate com o Tondela (2-2); na 20.ª, triunfo suado diante da Académica (3-2); e ontem, na 21.ª, novo empate, agora com o Rio Ave (0-0). Ou seja, o cenário privilegiado que era jogar 4 vezes em Alvalade no espaço de 5 (!) jornadas de nada valeu. O leão, que tinha terminado a 1.ª volta com 4 pontos de vantagem sobre o Benfica (chegou a ter 7 de avanço!), acaba de ser apanhado, terminando assim uma liderança isolada que durava desde o início do ano.

Os números não dizem tudo, mas explicam sempre uma parte do problema: um candidato ao título que em 4 jogos no seu terreno marca um total de 8 golos e sofre 6… não pode estar bem. Esta é a pior fase da época e já nem Slimani consegue fazer a diferença. Teo joga a um ritmo baixo. Montero já não mora aqui e Barcos, até ver, ainda precisa de remar muito. Os recém-chegados Coates e Zeegelaar tiveram entrada direta no onze e, tudo somado, dá para perceber que este não é o Sporting que arrasava na bolsa de apostas.

Futebol é sempre o momento e hoje ninguém tem dúvidas de que o Benfica é a equipa mais forte em Portugal. A larga distância. O leão encheu demasiado o balão mas não foi capaz de fazer uma boa gestão das expectativas. Agora, a 3 dias do Benfica-FC Porto, na Luz, começa um ‘novo’ campeonato. Se os bicampeões vencerem o clássico, o tri pode começar a ganhar forma. Porque este é também o momento de se olhar para o calendário e tirar conclusões: o Sporting tem, em teoria, a missão mais complicada. Fará 7 jogos fora e nenhum deles é fácil – Nacional, V. Guimarães, Estoril, Belenenses, Moreirense, FC Porto e Sp. Braga. E como em Alvalade cada jogo é um problema…

2
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.