Entrada em campo

Nuno Farinha
Nuno Farinha Diretor adjunto

De Jorge Jesus a Pep Guardiola

Durante os seis anos que passou no Benfica, entre 2009 e 2015, Jorge Jesus não se cansou de defender a ideia segunda a qual a melhor equipa é sempre a que está em primeiro lugar. E que o segundo classificado é melhor do que o terceiro, o terceiro melhor do que o quarto e por aí fora. Faz sentido. Já esta temporada, de leão ao peito, o treinador voltou a insistir na tese. Dizia em janeiro: "Não acredito que as equipas que estão em segundo ou terceiro joguem melhor do que o líder. Quem está em primeiro é sempre a melhor equipa."

Quatro meses volvidos, com o Benfica na frente, Jesus destaca os méritos e as "exibições convincentes" de quem ocupa o segundo lugar e realça "a sorte" de quem está na liderança. As águias não somam apenas mais 2 pontos do que o Sporting. Têm ainda mais 14 golos (!) marcados e também, neste momento, os mesmos 20 sofridos. O Benfica, de resto, é a equipa europeia com melhor rendimento em 2016: acumula 18 vitórias em 21 jogos oficiais. Ou seja, 85,7% de triunfos. As equipas que mais se aproximam são a Juventus (80%), Ajax (78,6%), Barcelona (76,9%) e Borussia Dortmund (76,2%). Os números são ótimos e… são o que são. Haverá sempre quem diga – porque a qualidade do jogo, essa sim, dará sempre margem para discussão – que os resultados são melhores do que as exibições. É possível e, se calhar, até faz sentido. Mas depois aparece Pep Guardiola a dizer que "o Benfica é uma superequipa". E o assunto morre ali.

A Liga de Clube permitiu que Paulo Fonseca se adiantasse ao próprio anúncio oficial da data para a meia-final da Taça CTT, entre Benfica e Sp. Braga. Ficou mal o treinador e ficou mal a própria Liga. O jogo, afinal, vai ser disputado a 2 de maio e não a 21 de abril. E a data do jogo foi anunciada pela Liga, como deve ser, e não por uma das partes.

4
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.