Futebol à portuguesa

José António Saraiva
José António Saraiva Diretor do Sol

Desilusões

Neste período de balanços, ocorre-me falar do sucesso internacional de futebolistas que passaram por Portugal. Matic é talvez o maior exemplo, sendo hoje uma das estrelas do Chelsea, que lidera o campeonato inglês. David Luiz veste a mesma camisola e é titular, mas tem tido uma carreira irregular. Di María passou por Real Madrid, Manchester United e PSG, mas nunca se elevou ao Olimpo. Hulk teve um pouco a mesma sorte e está na China.

Falcao prometeu imenso mas foi atraiçoado por uma lesão. Jackson Martinez enterrou-se no Atlético de Madrid e também já rumou ao Oriente. James Rodriguez não se afirmou no Real e quer sair. Slimani arrasta-se pelo Leicester correndo atrás da bola. João Mário tarda em impor-se no Inter. Enzo Pérez é apenas ‘mais um’ no Valência, tal como Rodrigo. Renato Sanches e André Gomes foram considerados duas das desilusões da época, no Bayern e no Barcelona.

João Moutinho chegou a ser uma peça importante no Mónaco mas já não é. Javi García conseguiu um lugar no Zenit de S. Petersburgo mas ficou-se por aí. Casimiro impôs-se no Real, o que é bem mais difícil. Já Fábio Coentrão continua a ser o patinho feio. Mais felizes foram Bernardo Silva, uma das surpresas do ano no Mónaco, e Cancelo, firme no Valência.

Há quem diga que as equipas portuguesas podem sonhar com a Champions. Ora, por estes exemplos, vemos que grandes estrelas do campeonato português se revelam jogadores banalíssimos quando vão lá para fora. Os nossos treinadores é que conseguem fazer milagres com eles. Mas não se lhes peça a Lua.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.