Verde na Bola

Daniel Oliveira
Daniel Oliveira Analista Político

Deslocalização

Mesmo só jogando na primeira parte, o Sporting recebeu 1,5 milhões de euros pela vitória contra o Legia. Sendo as competição europeias muitíssimo mais lucrativas do que as nacionais, não é provável que cada vez mais clubes europeus comecem a imaginar possibilidades de abandonar os campeonatos nacionais? Não é esse o caminho do Real Madrid, Barcelona ou Bayern de Munique? É um sonho antigo que demonstra que o desporto anda quase sempre a reboque da política: a tentação de desnacionalizar e globalizar para dar maior espaço de progressão financeira aos grandes. Com os brutais investimentos que os grandes clubes fazem só têm sustentabilidade se operarem à escala de um mercado global. O que quer dizer que se aprofundará o fosso entre os grandes e todos os restantes, onde se incluem os portugueses, que se manterão clubes nacionais.

É verdade que os três grandes europeus têm cada vez mais fãs espalhados pelo mundo. São consumidores a uma escala global e, se os asiáticos se começarem a interessar a sério por futebol, a clientela pode crescer exponencialmente. Mas basta olhar para os clubes seguintes para perceber que não há massa crítica para este "sonho". E falta o resto: por mais globalizados que estejam o dinheiro, a informação e o entretenimento, os afetos continuam a ser nacionais. A base de apoiantes de cada clube, incluindo dos grandes, é local. E vencer as competições nacionais, onde jogam os rivais de sempre, nunca vai ser secundário para os adeptos. O problema é se este fosso crescente torna os grandes invencíveis, matando o interesse das competições locais. Apesar de não conseguir imaginar como se deslocaliza a paixão por um clube, já vi coisas mais incompreensíveis nestes tempos de mudança.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.