Marco Silva

Marco Silva
Marco Silva Cronista

Dia de entrar a ganhar

Hoje volta a ser dia de Portugal porque joga a nossa Seleção. Seguiremos todos a estreia na fase de grupos do Euro’2016 com a ansiedade própria destas grandes competições, mas também com profunda confiança de que a experiência e serenidade do selecionador Fernando Santos – a comandar um coletivo que tem demonstrado grande evolução – serão suficientes para ultrapassar a Islândia, o primeiro obstáculo neste caminho.

Dentro do grupo, é praticamente seguro que todos estão muito conscientes das dificuldades que teremos de enfrentar. Todos sabem que, por mais que seja manifesta a superioridade das armas de Portugal, só um esforço total no campo pode garantir que a diferença venha a ser materializada a nosso favor, algo que pode catapultar-nos para um percurso mais facilitado no nosso grupo. Um triunfo no jogo de abertura é, frequentemente, um passo decisivo para a qualificação, permitindo o controlo do grupo em que nos inserimos.

É muito importante reconhecermos o bom momento coletivo que atravessamos e o consequente favoritismo que podemos assumir, mas sempre com os pés bem assentes no chão, como foi lembrado logo a seguir ao jogo com a Estónia pelo capitão, Cristiano Ronaldo, e pelo selecionador, Fernando Santos. Só mesmo assim, com esta atitude, iremos conseguir provar onde é mais importante: no relvado. Se possível já a partir desta noite.

Sejam quais forem as opções para o onze inicial, agora que existe a incerteza relativamente à utilização de Ricardo Quaresma, Portugal não deixará de ter um onze muito forte. Se for impossível recuperar Quaresma para a estreia, a confiança em quem jogar no seu lugar – seja quem for – será total. Os jogadores convocados pelo selecionador nacional já deram, todos eles, provas de que estão à altura daquilo que o País espera deles. Sem pressões desnecessárias, sem receios exagerados, sem medo de ninguém: Portugal vai saber estar à altura do momento e responder com a qualidade que indiscutivelmente tem. Esta equipa tem condições para ir muito longe. Boa sorte a todos!

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.