Primeira barreira

Norberto Santos
Norberto Santos

Dinheiro e objetivos

A Federação Portuguesa de Ténis conseguiu, finalmente, eliminar o passivo que herdara num valor a rondar os 600 mil euros. Para isso muito contribuiu o dinheiro das apostas proveniente da Santa Casa da Misericórdia. Estes últimos cinco anos serviram para arrumar a casa, criando uma esperança que há muito não se vislumbrava, mesmo no tempo em que abundavam patrocínios.

Há, na realidade, outra dinâmica, uma nova aragem e outras perspetivas a partir do momento em que o presidente Vasco Costa passou a estar a tempo inteiro à frente da federação, sendo remunerado pelo cargo, à semelhança do que acontece em outras federações. É a primeira vez que isso se verifica numa das federações mais antigas (fundada em 1925). A expressão tão conhecida que dinheiro gera dinheiro aplica-se à nova fase que atravessa o ténis nacional. Houve compreensão para reformular os escalões de prémios na Taça Davis , no sentido de valorizar os melhores, o que vai de encontro às exigências atuais; o passivo foi eliminado e o Centro Nacional de Treino no Jamor foi reestruturado.

Há um coordenador técnico de reconhecido estatuto, Rui Machado, mas há uma questão por resolver: tardam em aparecer revelações que depois tenham um percurso ascendente na via do profissionalismo.

Apesar dos incentivos importa fazer uma profunda reflexão para se saber se em termos de formação estamos na via mais correta. O problema talvez comece pelo ensino de base. Uma coisa é ser professor, outra é ser treinador e perceber o fenómeno da alta competição, sabendo traduzir isso no treino e na competição ao longo de 365 dias. E esta deve ser uma preocupação constante de todos os agentes.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0