Futebol à portuguesa

José António Saraiva
José António Saraiva Diretor do Sol

Dragão renasce

À partida para o clássico de ontem à noite, havia duas grandes dúvidas. Primeira: estaria o Benfica tão forte e confiante como a série de goleadas indiciava? Segunda: estaria o FC Porto tão fraco e desmoralizado como os últimos resultados sugeriam? A verdade é que nunca, nos últimos anos, a diferença entre as duas equipas na véspera de um clássico fora tão grande.

Este Benfica de Rui Vitória apresentava-se como um caso de estudo, como já escrevi. Embora não tendo muita posse de bola, vinha a conseguir resultados fortemente desnivelados. Sem um plano de jogo claro e bem definido, sem deslumbrar, fazia golos com espantosa facilidade. Enquanto o Porto ou o Sporting podiam ir dez vezes à baliza adversária e não marcavam nenhum golo, o Benfica ia cinco ou seis vezes à área contrária e marcava três ou quatro. No Benfica, marcar golos parecia fácil. Pareciam cair do céu.

Foi neste cenário que se realizou o jogo de ontem na Luz. E que não confirmou as previsões. Passou-se de certo modo o contrário do que vinha a acontecer até aqui: o Benfica criou cinco ou seis ocasiões e só marcou um golo, o Porto criou três e marcou duas. E este resultado relança a questão do título. O Porto quebra o pessimismo que se tinha instalado no Dragão e pode ganhar novo moral. E o Benfica cai no real, tomando consciência de que marcar golos não é tão fácil como parecia. Rui Vitória, que pensava ter conquistado definitivamente o coração dos adeptos, ainda vai ter de pedalar mais um bom bocado para ser indiscutível.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais