Primeira barreira

Norberto Santos
Norberto Santos

Eles devem estar loucos

Não vamos aqui referir nomes de grandes atletas que estão em risco de poderem ver anulados os seus recordes mundiais e europeus. São centenas de campeões que fizeram história, encheram estádios e que têm, na maior parte dos casos, um passado limpo. Mas parece que a Associação Europeia não convive bem com essa gente e fala-se numa medida radical: anular esses recordes, só contando aqueles que foram alcançados depois de 2005, ano em que a Federação Internacional (IAAF) passou a homologar recordes, desde foi introduzida a recolha de análises ao sangue e urina. O cenário é tão grave que a própria IAAF admite discutir o assunto. E isto quer dizer que existe uma probabilidade muito grande de esta ideia ganhar força até ao congresso da IAAF, em agosto.

O que a Associação Europeia quer dizer é muito simples – o passado não conta e mesmo que haja situações de clara injustiça, isso pouco vale perante o valor moral desta reforma administrativa. Nada de mais errado. Não faz qualquer sentido anular os resultados obtidos antes de 2005. Pela mesma ordem de ideias, também seriam retirados os títulos europeus, mundiais e olímpicos e anuladas todas as marcas alcançadas antes de 2005. Se vamos por aí, é o mesmo que dizer que o atletismo nunca foi limpo durante um século. É dar um tiro nos pés, meus senhores.

É difícil qualificar o disparate desta nova vaga de dirigentes que não devem ter nenhuma noção dos grandes feitos dos atletas e do esforço que fizeram juntamente com os seus treinadores e federações para se ter chegado a patamares de excelência. Reduzir isso a zero é anular pura e simplesmente toda a essência do atletismo.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.