Daniel Oliveira
Daniel Oliveira Analista Político

Eles e nós

Há seis meses em estado de emergência, a França preparou-se, com ansiedade, para o Euro. A ameaça terrorista, no meio de tanta gente em movimento, era um perigo assustador. Eu próprio escrevi aqui: a França não podia ceder ao medo e o Europeu tinha mesmo de acontecer. Na linguagem simples que está em voga, a Europa preparou-se para a ameaça terrorista em defesa dos ‘nossos valores’. Só que os ‘nossos valores’ espalharam-se pelas ruas francesas e semearam, através de bandos de selvagens russos e ingleses, a destruição e a raiva por todo o lado. Fica tão mais difícil dividir o Mundo de forma simples quando percebemos a violência e o fanatismo, seja religioso ou nacional, seja em torno de Deus ou da bandeira, são elementos partilhados por todas as culturas. Em determinados momentos e contextos ganham ou não força. Não está no sangue de ninguém.

Nós, se esse ‘nós’ existe, somos diferentes uns dos outros e diferentes de nós mesmos em diferentes circunstâncias. É ver a selvajaria inglesa e compará-la com a deliciosa bonomia irlandesa, que perante adeptos suecos canta, ameaçadora, "go home, to your sexy wives". Em nome de Deus, um católico, um protestante, um hindu, um judeu ou um muçulmano podem mostrar o melhor ou o pior de si. Em nome da pátria, igual. Na maior religião laica da Europa, que é o futebol, acontece o mesmo. Quis a ironia que um país preparado para se defender dos que querem atacar o nosso modo de vida fosse atacado pelo nosso modo de vida, em que um desporto cumpre o papel de fanatizar os cérebros mais simples.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.