Verde na Bola

Daniel Oliveira
Daniel Oliveira Analista Político

Em cada galho

A Sport.TV terá, a partir da próxima semana, mais um canal (o Sport.TV+), desta vez disponível sem necessidade de subscrição. Não sei em pormenor a que corresponderá este canal, mas é certo que abalará as audiências. Tudo o que envolve desporto e em especial futebol abala. Mesmo os programas mais absurdos, que incluem coisas tão antitelevisivas como a transmissões de jogos com a imagem das bancadas e relatos áudio, esmagam os adversários. Alguns perguntarão: não começa a ser futebol a mais? Basta pensar que temos três diários desportivos que escrevem sobretudo sobre futebol para perceber que não parece haver demais.

Não tenho qualquer problema com a multiplicação de publicações (aqui escrevo) e de canais de desporto. Se é isso que as pessoas querem ver, está tudo certo. Como sabem, gosto de futebol e tenho pouca queda para educador do povo. Mas tenho tudo contra a canibalização de todo o tempo mediático pelo desporto, impedindo que jornais e canais informativos generalistas deixem de o ser e não deixando espaço para que os portugueses se informem sobre o seu país e o mundo. A bem da nossa saúde mental e da democracia, tem de haver lugar para tudo. O que está a acontecer às televisões de notícias, sobretudo TVI24, deixando a SIC Noticias e o canal 3 sozinhos, e aos telejornais dos canais de sinal aberto é isso mesmo: numa guerra desesperada por audiências, o jornalismo está a deixar de cumprir o seu dever. Espero que um canal de desporto, livre de subscrições e com a capacidade da SportTV, lhes roube o filão e os obrigue a regressar ao seu ofício: o de informar os portugueses. Que cada macaco volte para o seu galho.

3
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.