Primeira barreira

Norberto Santos
Norberto Santos

Encontrar o caminho

Há pequenos pormenores que fazem toda a diferença. Telma Monteiro foi a única portuguesa a conquistar uma medalha (bronze) nos Jogos Olímpicos numa extensa comitiva de nove dezenas de atletas. E só isso deu-lhe o direito de ser diferente dos restantes colegas da missão olímpica. Volvidos quatro meses após os Jogos no Rio de Janeiro foi gratificante ouvir as palavras da judoca na Celebração Olímpica, onde foi distinguida pelo COP, tal como Fernando Pimenta, da canoagem. Foi um discurso cativante e ambicioso, mas, acima de tudo, cheio de convicção por parte de Telma Monteiro. Não houve hesitações ou dúvidas. A certeza estava bem presente nas palavras da atleta que deu ao judo a segunda medalha olímpica, depois de Nuno Delgado em Sydney’2000.

Todos os que estão ligados ao desporto sabem que não é fácil a um atleta medalhado conviver com a pressão quase constante dos media. Para mais quando se é o único a regressar a Portugal após uma ida ao pódio olímpico. Até à partida para o Rio de Janeiro, Telma tinha algumas certezas de como poderia encontrar o caminho para sair vitoriosa. Agora já sabe como é, fez esse percurso, assimilou experiências e vivências únicas, e ficou na posse de dados mais fiáveis quanto ao seu comportamento.

Esse é o bem mais valioso de Telma. A certeza de ter encontrado o caminho para continuar a estar ao mais alto nível. Isto faz parte da base de sucesso e é o melhor complemento do treino e de todas as suas variáveis para chegar cheia de ambição a Tóquio em 2020.
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais