Entrada em campo

Nuno Farinha
Nuno Farinha Diretor adjunto

FC Porto precisa de solução definitiva

A contratação de um treinador é a decisão mais importante de todas as que competem a um presidente. Nos últimos 34 anos, Pinto da Costa já fez de tudo: renovou com treinadores que perdiam, despediu treinadores que ganharam, desviou treinadores dos rivais, recuperou treinadores que já tinham passado pelo clube, apostou em treinadores desconhecidos e promoveu adjuntos a principais. Acertou muito mais do que errou e por isso é o presidente com o palmarés mais rico em todo o Mundo. Uma obra ímpar.

Acontece que Pinto da Costa falhou as suas últimas três grandes decisões. Primeiro erro: dispensar um treinador que tinha acabado de se sagrar bicampeão nacional (Vítor Pereira). Segundo: a contratação de Paulo Fonseca. Terceiro: a contratação de Lopetegui. É este histórico recente que deixa Pinto da Costa mais pressionado do que nunca. Não há ninguém que tenha crédito ilimitado, nem mesmo o mais extraordinário dirigente em toda a história do futebol português.
Na relação entre investimento, expectativas e resultados, a passagem de Lopetegui pelo Dragão foi a aposta mais desastrada de Pinto da Costa. Um erro colossal, que não será fácil de digerir. É preciso que as coisas corram muito bem nos próximos tempos para que a tensão não continue a crescer. O 1.º lugar no campeonato ainda é perfeitamente possível, a Taça de Portugal já não conta com os principais rivais e na Liga Europa, apesar da dificuldade, também está tudo em aberto.

A missão é delicada e dificilmente haverá êxito com um treinador a prazo. Seja Marco Silva (a prioridade para quem conduz o processo) ou outro nome, a solução é contratar já um treinador para 2 anos e meio. E não para meio ano. Pinto da Costa, desta vez, não tem margem de erro.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.