Primeira barreira

Norberto Santos
Norberto Santos

Federer e Laver

O respeito é mútuo e outra coisa não seria de esperar entre Roger Federer e Rod Laver, dois ícones que marcaram as épocas de viragem do ténis. Estamos em presença de dois génios e não estamos apenas a falar daquilo que geralmente se designa por talento. É muito mais do que isso. É a arte de bem jogar, de utilizar os recursos técnicos, de recorrer a conceitos táticos à procura da vitória e de manter a cabeça focada naquilo que é essencial: a competição. Está hoje mais do que provado que o talento não chega, só por si, para se chegar longe.

O ténis ganhou outra dimensão, tornou-se um desporto vincadamente atlético, e quem não tiver arte para ser ao mesmo tempo consistente e intencional bem pode escolher outra profissão. Laver e Federer têm isso tudo e o suíço tem o australiano como a grande referência. Nesta fase em que Federer vive uma segunda carreira, aos 35 anos, convém lembrar que com esta idade Laver já não se batia pelos grandes títulos. Depois de ter sido o único jogador a conquistar o Grand Slam por duas vezes (1962 e 1969), Laver nunca mais ganhou um major. Tinha 31 anos e preferiu dar prioridade ao circuito WCT, competindo muito raramente na Europa. Com 35 anos apenas jogou o US Open e ganhou dois encontros. Já não era o mesmo dos seus tempos áureos com aquela harmonia de jogo e sequência de bolas cruzadas.

Federer seguiu-lhe as pisadas e continua a ter por Laver um enorme respeito. É milionário, não quer jogar exibições, cuida do seu corpo e sente o fenómeno do jogo como ninguém. E porquê? Ele adora o que faz.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.