Entrada em campo

Nuno Farinha
Nuno Farinha Diretor adjunto

Futebol português coberto de ouro

Primeiro foram as nomeações de Fernando Santos e Rui Vitória para o prémio FIFA. Depois veio a vitória de Renato Sanches no troféu Golden Boy, que distingue o melhor jogador sub-21 a atuar na Europa. E ontem ficámos a saber que Portugal tem 3 nomes na lista dos 30 candidatos à Bola de Ouro, que volta este ano a ser uma escolha da exclusiva responsabilidade da France Football: a Ronaldo e Pepe junta-se a surpresa Rui Patrício.

Os treinadores, em primeiro lugar. A presença do selecionador e do técnico do Benfica na lista da FIFA é da mais elementar justiça. Fernando Santos venceu a competição mais importante do ano e só por isso a sua nomeação já seria obrigatória. E como não houve nenhum clube especialmente dominador em 2016, é até de crer, aliás, que Santos tenha boas hipóteses de vir a discutir o troféu. Rui Vitória tem pelo seu lado a força dos números e de uma extraordinária lista de recordes no Benfica. Venceu 3 títulos (Liga, Taça da Liga e Supertaça) e merece, sem dúvida, este reconhecimento.

Renato Sanches, agora. O simples facto de ter merecido a nota máxima por parte de 20 dos 30 órgãos de informação desportiva que votaram no Golden Boy (ver Nota da Direção na página 5) diz quase tudo sobre a qualidade e o impacto deste jogador no Benfica e na Seleção Nacional. Tem nas mãos um prémio que fenómenos como Messi, Fàbregas, Rooney, Isco ou Pogba também um dia levaram para casa. Ainda alguém pode ter dúvidas sobre o potencial de Renato Sanches?

Por fim, a Bola de Ouro. Se Ronaldo e Pepe eram finalistas obrigatórios e um deles, CR7, até é o mais sério candidato à vitória, Patrício é uma novidade que se saúda. Foi um gigante no Euro e a ele também se ficou a dever, em grande parte, a bonita história que se escreveu em Paris. Parabéns, Rui!

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.