Com sotaque carioca

Lídia Paralta Gomes
Lídia Paralta Gomes Editora

Geração perdida?

Rui Bragança tem 24 anos, é bicampeão da Europa, foi vice-campeão do Mundo e é neste momento 3.º do ranking olímpico de taekwondo. No último ano foi também ouro na edição inaugural dos Jogos Europeus. Isto enquanto ia avançando no curso de Medicina. Ontem perdeu nos quartos-de-final dos Jogos Olímpicos e no final deixou em dúvida a sua continuidade até Tóquio. Nos dois últimos anos, Rui e os seus colegas de Seleção, grande parte deles estudantes universitários de sucesso, viajaram pelo Mundo com o chamado ‘paitrocínio’, muitas vezes em companhias low cost e a dividir quartos em hostels. Foram sem médicos, sem fisioterapeutas, sem o apoio de uma Federação que vive num vazio de poder difícil de explicar.

Ainda assim, Rui qualificou-se para os Jogos e outros estiveram perto. Agora, há o risco de esta geração se perder. O secretário de Estado, presente ontem na Arena Carioca 3, diz que Rui é um exemplo e que o Governo está disponível para trabalhar esse mesmo exemplo. Mas a que nível? Colocá-lo a dizer às criancinhas que é importante estudar e fazer desporto? Certo, é meritório. Mas tudo o que o vimaranense quer é continuar a competir, continuar a ganhar títulos, ter condições para preparar uns Jogos sem ter de se preocupar com a viagem mais barata, com o alojamento que é possível pagar. "Isto é aquilo que eu mais gosto, é a melhor coisa do Mundo", diz-nos. Mas todos os sacrifícios têm um limite.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.