Primeira barreira

Norberto Santos
Norberto Santos

Grandes preocupações

De uma maneira mais vincada está bem expresso no programa de Delmino Pereira, reeleito esta semana presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, as grandes preocupações para um mandato que se estende até aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O regresso do ciclismo português a plano de evidência obrigou a uma mudança de mentalidades e a acertar o passo com a realidade internacional. Em pouco tempo muita coisa tem vindo a mudar e para melhor no pelotão e o ciclismo, embora lentamente, também está a mudar a sua imagem de estar eternamente associado a casos regulares de doping.

O que se tem vindo a passar com o atletismo, ténis, halterofilia e outras modalidades faz esquecer um pouco alguns casos que continuam a existir com o ciclismo. O que há a registar no programa de Delmino Pereira é a visão futurista com que parte para mais um mandato, acompanhada de um fé enorme na renovação do quadro competitivo e das seleções nacionais.

Mas o que me apraz registar é a mensagem de relação com o acompanhamento técnico e a necessidade de esclarecer que a evolução do corredor passa por uma avaliação e controlo do treino, uma área onde a federação quer investir para descobrir novos seguidores de Rui Costa e companhia. Está prevista a colaboração com universidades e serviços complementares: exames médicos, biomecânica, nutrição, psicologia e outros.

Poderá dizer-se que este é um passo de gigante, mas é bom saber que existe essa preocupação, agora mais do que nunca, para evitar erros passados. Delmino, antigo ciclista, teve o mérito de traçar um rumo, que poderá mudar o paradigma da modalidade. E fê-lo cheio de coragem.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.