Futebol à portuguesa

José António Saraiva
José António Saraiva Diretor do Sol

Jesus e a Seleção

Julgo que Jorge Jesus nunca será selecionador nacional. Ele é o tipo de treinador que gosta de sentir o stress diário, de viver a intensidade do treino, de aperfeiçoar os jogadores, de cuidar de todos os pormenores – e nada disso é compatível com treinar a Seleção.

Mas, mesmo não sendo selecionador, Jesus está a influenciar mais a Seleção portuguesa do que muitos que por lá passaram. Porquê? Porque Fernando Santos, à falta de um avançado centro com classe (o último foi Pauleta), decidiu adoptar o sistema táctico que Jesus implantou quando chegou ao Benfica -- com dois avançados móveis. E a verdade é que essa mudança transfigurou a Seleção. A bisonha equipa de Fernando Santos, que praticava um futebol triste, deu lugar nos últimos jogos a uma equipa alegre, criando sucessivas oportunidades de golo. É certo que o sistema ainda não está rotinado. Mas a primeira meia hora contra a Bulgária e a 1ª parte contra a Bélgica deram boas indicações.

Mesmo Ronaldo pode beneficiar deste sistema. Como extremo, começa a desgastar-se muito. Como avançado centro, vê-se entalado entre os dois centrais e fica perdido. Mas, tendo outro avançado ao lado, ganha mobilidade e pode encontrar espaços que noutro modelo não teria. E o que se diz para Ronaldo vale para Nani.

Aliás, a táctica vulgarizada por Jorge Jesus não frutificou só na Seleção. Também Rui Vitória, que sempre jogou em 4x3x3, adotou o 4x4x2 e tem-se dado bem. É caso para dizer que Jesus está a mudar o futebol português.

5
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais