Entrada em campo

Nuno Farinha
Nuno Farinha Diretor adjunto

Jorge Jesus de ideias fixas

A Liga Europa aparece nesta fase como uma espécie de empecilho nos planos de Jorge Jesus. Para o treinador do Sporting não há muito interesse em compaginar campeonato e Liga Europa. Fica até a ideia de que Jesus, se pudesse, faria desaparecer a competição europeia do calendário dos leões – para não atrapalhar a caminhada da equipa na prova interna, que lidera com 3 pontos de vantagem sobre o Benfica e 6 sobre o FC Porto.

Já se percebeu que o técnico não está interessado em gastar muitos cartuchos nesta eliminatória com o Bayer Leverkusen. O objetivo prioritário – assumido desde a primeira hora – é a conquista do campeonato e nada fará JJ mudar de ideias. Esta constatação também quer dizer que o plantel do Sporting, sendo interessante cá para dentro, é insuficiente lá para fora. Jorge Jesus mantém-se assim determinado na conquista da Liga, sem fazer grandes cedências. E por isso mesmo só está disponível para investir na Europa até onde ele próprio entender que isso faz sentido. Se o adversário fosse outro, o mais certo seria o Sporting entrar hoje em campo carregado de segundas e até terceiras escolhas. Mas como se trata do 3º classificado da Liga alemã, com tudo o que isso implica, Jorge Jesus está obrigado a encontrar uma solução mista que assegure um nível razoável de competitividade. De resto, um treinador que esteve em duas finais recentes da Liga Europa também tem um estatuto a preservar. E para desgraça já bastou o Skënderbeu.

Para o FC Porto, ao invés, a Liga Europa não é nenhum empecilho. O clássico deu vida aos azuis-e-brancos na Liga; a final da Taça de Portugal está garantida; e esta noite, frente ao Dortmund, o objetivo é tentar abrir uma terceira via de sucesso. Trazer a decisão para o Dragão já seria bom.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais